#05 A "soft skill" mais importante que você vai precisar
Seja em Produto ou qualquer outra profissão, você não vai conseguir seguir sem ela
Se você sentiu falta da newsletter semana passada, não foi um problema do seu e-mail, fui eu que não mandei mesmo. E quase não mandei hoje também, pelo mesmo motivo.
O texto já estava praticamente pronto, faltavam apenas alguns ajustes, quando reli e não gostei, desisti. Ia escrever outro, mas não foi possível. Não dá para escrever nos intervalos das reuniões, como faço com os textos curtos do LinkedIn. O horário do almoço é o tempo que tenho para resolver coisas de casa, também não dá. À noite, tem o pilates, a terapia, as mentorias.
No meio disso tudo, tem ela: a ansiedade.
Para quem ficou curioso com o título, não vou ficar enrolando e responder logo a pergunta: A “soft skill” mais importante que você vai precisar em qualquer carreira é a sua saúde mental.
Recebi o diagnóstico do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) em novembro do ano passado e não foi nenhuma surpresa para mim ou para as pessoas que convivem comigo. Faço terapia desde 2018, minha psicóloga opta por não fazer diagnósticos, mas já havia falado sobre isso comigo algumas vezes sobre isso antes de me orientar a procurar um psiquiatra.
Não tenho aquelas crises fortes que acontecem de uma vez, aquelas em que pensamos quando alguém fala em TAG; meus sintomas são moderados e prolongados, mais difíceis de serem percebidos (ainda estou aprendendo).
Comecei este texto falando sobre a newsletter não enviada porque um desses sintomas é a famigerada procrastinação.
Eu gosto de fazer muita coisa, se pudesse, teria posts diários em todas as redes. Mas, às vezes, eu travo. Quero fazer tudo e não consigo fazer nada.
O impacto aqui é pequeno, apenas um replanejamento de posts. Por outro lado, houve momentos em minha carreira que eu deixei isso impactar meu trabalho. Para ser justa comigo mesma, foi muito antes de eu saber que é ansiedade, eu me culpava e pensava que precisava resolver tudo sozinha. Ainda luto contra isso e escorrego, às vezes. Mas os quase cinco anos de terapia somados aos dezoito de carreira me ensinaram muito.
Obviamente, não estou sendo literal quando digo que a sua saúde mental é uma soft skill. Ela é muito mais do que isso e afeta toda a sua vida - incluindo as suas habilidades técnicas e comportamentais.
Pensei muito se deveria mesmo escrever sobre isso hoje, eu poderia ter ficado mais uma semana sem enviar ou feito algo improvisado. Mas, sinceramente? Tem tanta gente sofrendo com problemas similares, por que não abrir essa conversa? Afinal, quando criei a newsletter foi com a intenção de ter um espaço mais intimista, não um espaço totalmente técnico.
Não tenho uma solução ou uma lição no final. Tenho apenas um lembrete para você se olhar com mais cuidado. Talvez você ainda não tenha feito isso esta semana. Agenda cheia, né?
Toma uma água, ajeita a coluna, alonga o pescoço, se cuida.
PS: Não precisam se preocupar comigo. Se eu estou falando sobre o assunto, é porque estou bem.